Ideias para estética automotiva: como funciona, serviços, inovações, rentabilidade e gestão

Início | Blog Jump Car: Dicas e Novidades sobre Automóveis | Estética Automotiva | Ideias para estética automotiva: como funciona, serviços, inovações, rentabilidade e gestão
ideias para estética automotiva (capa)

Tanto no Brasil como no mundo, o setor de estética automotiva tem se destacado a cada dia. Quem tem essa aptidão e quer trabalhar nessa área está no lugar certo, pois nos tópicos abaixo vamos falar não só de ideias para estética automotiva, mas também como funciona, serviço, inovações, entre outros. 

Fato é que as ideias para estética automotiva vem ao encontro de uma tendência que tem sido cada vez mais presente que é a necessidades que os donos têm visto para manter o carro bem cuidado e com isso fazer com que eles tenham maior valorização. 

Como funciona a estética automotiva?

A estética automotiva funciona como um recurso que veio para manter e, ainda, melhorar a atualmente aparência dos carros e isso não se restringe apenas a questão da limpeza, mas ainda agrega outros serviços como: 

  • enceramento
  • polimentos
  • restauração de farois
  • detalhes que fazem com que o carro fique com a “cara do dono”

Além de melhorar a estética do carro, pois ele passa a ter um aspecto de como se tivesse acabado de sair da loja, o carro ainda ganhará maior durabilidade, porque ele será submetido a manutenções tanto na parte interna como externa. 

Ideias para Estética Automotiva: como agregar?

Como é um mercado que está em crescimento, muitas são as ideias para estética automotiva e quem trabalha na área precisa saber como agregar para possibilitar que seu cliente conte com um diferencial. 

Quais serviços oferecer em uma estética automotiva?

É comum pensar quando se fala em estética automotiva apenas na lavagem dos carros seja ela completa ou mesmo simples, porém é possível disponibilizar algumas outros opções como: 

  • Lavagem, descontaminação e encerramento: esse é um serviço que vem agregar, porque além de limpar a parte externa do veículo e isso inclui todas as partes, conta ainda com a aplicação de cera que fará com que a pintura do carro fique protegida e com brilho. 
  • Polimento: a ação do tempo é um problema para os donos de carros, porque ela vai fazendo com que a pintura passe a ficar imperfeita. Entre as ideias para estética automotiva está a disponibilização do serviço de polimento que vai possibilitar que o carro fique livre de manchas, oxidantes e arranhões pequenos, fazendo com que o brilho seja restaurado e a pintura fique com aspecto de nova. 
  • Restauração dos faróis: sim, a iluminação integra a estética automotiva e, ainda, traz maior segurança para todos os ocupantes do carro, isso porque o serviço consiste em remover todas as marcas do tempo e os riscos que os faróis estão apresentando e isso vai fazer com que fiquem como se fossem novos. 

Quais produtos vender em uma estética automotiva?

Além dos serviços que mencionamos acima, é possível ainda vender alguns produtos que vão contribuir com a estética automotiva dos carros dos clientes. Assim, a sua empresa pode disponibilizar algumas opções como: 

  • produtos que fazem a limpeza do veículo
  • produtos que são indicados para polir e proteger a pintura
  • produtos para cuidar dos vidros
  • produtos que vão ajudar na manutenção e revitalização da parte interna do carro
  • produtos que vão fazer com que o carro ganhe marcas personalizadas

No entanto, é fundamental que todos os itens que forem disponibilizados em sua estética automotiva apresentem boa qualidade e sejam de marcas já conhecidas do mercado. Além disso, é importante orientar os clientes que  sigam todas as instruções, pois isso vai garantir bons resultados. 

Inovações em uma estética automotiva?

Além dos serviços mencionados nos tópicos anteriores e de produtos, é importante ainda buscar ideias para estética automotiva que sejam diferentes, pois isso não só vai aumentar o ticket médio daqueles que são seus clientes como vai ainda permitir que sua empresa ganhe outros que estão buscando justamente o que está sendo oferecido.  

  • Lavagem ecológica: em tempos que as mudanças climáticas são evidentes, oferecer uma lavagem ecológica é fundamental para atrair novos clientes. Para isso, é preciso fazer uso de produtos que sejam ecologicamente corretos, principalmente os usados na lavagem a seco e, ainda, promover a economia de água enquanto a lavagem é feita. 
  • Envelopamento e personalização: os donos de carro tem cada vez mais procurado meios de deixar o carro “com a sua cara”. Para isso, uma das ideias para a estética automotiva é oferecer a possibilidade da aplicação de películas que mantém a pintura protegida, mudam o carro ou trazem outros elementos voltados à personalização. 
  • Restauração de rodas: se tem algo que sofre com o tempo são as rodas dos carros. Por isso, uma maneira de dar um diferencial ao seu negócio é oferecendo o serviço de reparo, polimento, pintura e revestimento das rodas, pois isso vai dar uma nova aparência para elas, contribuindo com o visual do carro.
ideias para estética automotiva (1)

Como atrair clientes para a estética automotiva?

Sem dúvida, uma maneira eficiente de atrair clientes para a estética automotiva é oferecendo um serviço de qualidade com os melhores produtos do mercado. 

A técnica empregada também será muito importante para evidenciar que a equipe que trabalha na empresa realmente sabe o que está fazendo. Assim, isso vai possibilitar que o boca a boca atraia clientes para sua empresa. 

Quem está começando também precisa contar com as redes sociais, porque esse é um recurso capaz de chegar a diferentes públicos que podem se interessar pelo serviço prestado. 

Para isso, é importante criar uma rotina de posts que vão mostrar a qualidade do serviço que está sendo prestado. 

ideias para estética automotiva (2)

Rentabilidade de negócios Estética Automotiva

Apesar de ter um custo de implantação, o serviço de estética automotiva pode apresentar um lucro líquido a cada vez que fica entre 10 e 50 mil reais, mas isso vai depender do tamanho que o negócio possui e, ainda, da qualidade dos serviços oferecidos. 

Assim, é possível afirmar que um lava jato dá dinheiro  e a lucratividade pode ser ainda maior a partir do momento que outras ideias de estética automotiva passam a ser oferecidas. 

No entanto, a lucratividade vai aumentar ou diminuir levando em consideração fatores como: 

  • localização
  • concorrência
  • qualidade dos serviços
  • investimentos em marketing

Gestão de negócios de Estética Automotiva

Como mencionado no tópico anterior, o mercado de estética automotiva está crescendo e isso indica que cada vez mais o setor tenha mais e mais investimentos. 

Quem está na área precisa não só apostar nas ideias que mencionamos ao longo deste texto como ainda ter uma gestão do seu negócio eficiente a fim de garantir que sua empresa dê cada vez mais lucro. 

Para isso, conte com a Jump Car para oferecer o sistema de gestão do seu negócio automotivo. Fale com nossos consultores e continue acompanhando nosso blog, pois lá trazemos dicas para quem deseja saber como montar um lava jato