A importância de um fluxo de caixa completo

Fluxo de caixa é muito importante para uma empresa, pois permite que esta tenha maior controle sobre o que entra e o que sai de recursos. Ter um controle completo do fluxo de caixa permite que a empresa saiba quanto ela pode gastar em suas operações.

Ao fazer um fluxo de caixa a empresa ganha uma maior noção sobre o estado financeiro da empresa, colaborando para antecipar decisões importantes sobre os recursos financeiros.

Clique aqui para conhecer 5 tendências no mercado de estética automotiva em 2022.

Neste texto você vai entender a conhecer os benefícios do fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa completo?

O fluxo de caixa é um controle sobre a entrada e saída de recursos financeiros em uma empresa. Isto é, por meio do fluxo de caixa você pode ter acesso a registros detalhados sobre receitas e despesas.

Por meio do registro de entrada e saída, a empresa ganha informações valiosas para a sua administração, como:

  • Quantidade de recursos disponíveis;
  • Diferença entre receitas e despesas diária, mensal e anual;
  • Ticket médio de cada produto;
  • Grau de inadimplência de clientes.

Veja os principais benefícios de um fluxo de caixa completo.

Um fluxo de caixa completo vai além da adição de entradas e saídas do caixa de uma empresa, para adicionar mais informações detalhadas sobre cada operação. De modo que cada receita e despesa é registrada com critério, transparência e disciplina.

Importância do fluxo de caixa completo

Fazer um fluxo de caixa de forma completa está diretamente relacionado a uma boa gestão empresarial, tendo especial função para garantir a sobrevivência financeira da empresa.

Independente do tamanho ou área de atuação do seu negócio, a sua empresa deve ter um fluxo de caixa detalhado, sendo vital para ter uma boa saúde financeira. Veja como o fluxo de caixa possui importância em vários aspectos de sua empresa.

Estado Financeiro

Um fluxo de caixa detalhado traz mais controle sobre, por exemplo, contas a pagar e receber. Deste modo, com um sistema detalhado evita-se inadimplências, o que reduz o pagamento de juros e multas.

Também é possível analisar os gastos da empresa, para verificar os maiores escapes de receitas, de forma que é possível eliminar gastos desnecessários com maior facilidade.

Por outro lado, um fluxo de caixa permite que você saiba quais clientes que pagaram, podendo ter uma cobrança mais efetiva dos inadimplentes.

Previsibilidade de receitas e de gastos

Para evitar surpresas desagradáveis é necessário muito planejamento e organização. Um fluxo de caixa permite que a empresa saiba quais receitas entrarão na empresa, tendo melhor controle financeiro.

Portanto, o fluxo de caixa ajuda que a empresa tenha maior equilíbrio econômico, podendo alinhar os seus vários setores, como marketing, comercial e operacional.

Ter controle sobre futuros gastos e entradas permite que a empresa tome medidas necessárias para se preparar para enfrentar dificuldades financeiras.

Por exemplo, sabendo com exatidão a quantidade de despesas para o mês é possível que a empresa estabeleça metas de produção de acordo com a demanda necessária para pagar as despesas.

E até mesmo, se possível, a empresa pode reservar fundos para utilizar em eventuais imprevistos, como uma medida de segurança.

E especialmente em mercados sazonais, o consumo de um período tende-se a repetir para o próximo ano. Claro que situações como a pandemia do COVID-19 são imprevisíveis, mas de forma geral, saber a sazonalidade do seu negócio é importante.

Aplicações comerciais

De modo que o fluxo de caixa possui relevância inclusive no setor comercial, pois, fornece informações importantes sobre os seus resultados de suas operações comerciais.

Por exemplo, por meio de uma análise sobre os valores que entraram em um determinado período, é possível determinar se uma estratégia de marketing trouxe retornos.

Também é possível determinar a aceitação do público sobre um lançamento de um produto determinado, podendo decidir pela continuidade, ou não, do produto no mercado.

Ou então, sabendo que a receita foi menor do que o esperado, a empresa pode tomar melhores decisões de marketing para alavancar vendas.

Por meio de conceitos como o ticket médio, que é uma média sobre quanto cada consumidor gastou em um produto, é possível praticar uma política de preços mais realista com a realidade do mercado consumidor.

Questões operacionais

Apenas ter bons resultados financeiros não basta, é importante que o seu setor operacional esteja alinhado com o comercial e com o marketing. Isto porque, não adianta vender mais do que a logística é capaz de produzir.

Um processo de produção desalinhado com o comercial pode ser catastrófico, isto porque vender mais do que se pode produzir representa descumprimentos contratuais, que podem levar a grandes prejuízos com processos judiciais e multas administrativas.

O fluxo de caixa traz informações como o quanto de recursos que sua empresa tem para comprar matérias-primas.

Acompanhamento de gastos

O registro mês a mês de gastos com fornecedores e outras despesas permite um melhor acompanhamento de gastos, de modo que se ganha muito com redução de gastos.

Um fluxo de caixa permite que a sua empresa saiba a evolução de gastos com cada fornecedor em específico, possibilitando que você tenha uma economia ao buscar um fornecedor com valores mais em conta.

Com gastos como água e energia, é possível saber se a sua estrutura está com a manutenção em dia, pois, gastos que fogem da normalidade podem indicar algum problema, como um vazamento ou cobrança indevida pelas empresas de água ou luz.

Desta forma, o controle sobre os gastos é otimizado para pagar menores valores, trazendo uma melhor saúde financeira.

Entre em nosso site para conhecer mais sobre a Jump Car.

Tire suas dúvidas!